Conheça a SBDP

A aposta foi na capacidade transformadora do encontro sincero entre as muitas áreas do conhecimento.  (Carlos Ari Sundfeld)

A Sociedade Brasileira de Direito Público – sbdp é uma entidade científica não-governamental e sem fins lucrativos com a proposta de estudar o direito público de forma didática e multidisciplinar, a partir da formação de um ambiente de colaboração e debate, aberto a professores, estudantes e profissionais de todas as áreas, que tenham interesse em se aprofundar no estudo do direito público.

Considerada um centro de inovação jurídica, a sbdp busca a integração da ciência jurídica brasileira e da renovação do pensamento jurídico, funcionando como um canal democrático no desenvolvimento do estudo multidisciplinar dos diferentes ramos do direito público e suas interfaces com outras áreas de estudo, como política, economia, sociologia e arte.

Tendo por princípio a diversidade, a visão da sbdp é colaborar com a construção de uma nova geração de juristas, engajada no aprimoramento do direito, de forma a responder às necessidades da sociedade contemporânea e da economia globalizada.

Atuação

A sbdp tem em seu DNA a vocação pelo aprimoramento do ensino jurídico. Ao longo de sua trajetória de mais de 20 anos, busca novos métodos de ensino e de pesquisa que estimulem a autonomia intelectual e incentivem novas formas de pensamento. Nesse sentido, as principais linhas de atuação da sbdp são:

Escola de formação

Escola de Formação é um programa de estágio científico voltado aos graduandos em Direito que buscam um ambiente propício para o desenvolvimento de pesquisa e aprimoramento intelectual, por intermédio da leitura e da análise da jurisprudência do STF.

Cursos e seminários

A sbdp mantém cursos permanentes de longa duração em direito administrativo, constitucional, metodologia, teoria e filosofia do direito e inglês jurídico, além do oferecimento de cursos de média e curta duração, seminários e palestras sobre questões e pesquisas inovadoras em diferentes áreas do direito público, e também sobre direito e arte. O objetivo é, além do aperfeiçoamento intelectual e profissional dos alunos, oferecer aos professores um espaço de liberdade para a discussão de novos temas e do teste de ideias em gestação.

Cursos in-company

Outro foco de atuação da sbdp é a consolidação de parcerias com escritórios para atender demandas in-company, oferecendo cursos sob medida em diferentes áreas de direito público, com a metodologia inovadora de estudo proposta pela sbdp.

Núcleo de Pesquisa

A sbdp mantém um Núcleo de Pesquisas em que professores e ex-alunos da Escola de Formação desenvolvem projetos, tendo como foco a pesquisa de jurisprudência constitucional. Já realizou pesquisas em colaboração com entidades como a Secretaria de assuntos Legislativos – SAL, do Ministério da Justiça, CADE, Fiesp, Cnpq, Instituto Pro-Bono e outras.

Publicações

O selo sbdp, publicado pela Editora Malheiros, edita obras sobre temas como, jurisprudência constitucional, direito público econômico e processos administrativo, resultantes de investigações e seminários da instituição, ou de pesquisa individual de seus pesquisadores.