Colaboradores

Nome

Ronaldo Porto Macedo Jr.

Formação

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, (FFLCH-USP). Bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Departamento de Teoria Geral e Filosofia do Direito). Visiting Scholar junto à Harvard Law School (1994-1996). Visiting Researcher na Yale Law School (2002). “Visiting  Scholar” junto a King’s College School of Law - London (2008-2009). Professor de Teoria do Direito (“Contract Theory”) junto ao Center for Transnational Legal Studies – London (2008-2009). Pós doutorando pela FAPESP.

Atuação

Promotor de Justiça em São Paulo. Ex-conselheiro do CADE. Professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EDESP-FGV).Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Departamento de Teoria Geral e Filosofia do Direito). É Diretor do BRASILCON (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor). Procurador de Justiça em São Paulo.

Na Sbdp

Coordenador do curso de Teoria e Filosofia do Direito em 2011.

Principais Publicações

Contratos Relacionais e Defesa do Consumidor (2a. ed. RT 2006 - Tradução para o espanho Ed. La Ley, 2007), Carl Schmitt e a Fundamentação do Direito (Max Limonad, 2002); organizou, juntamente com José Marcelo Vigliar do livro Ministério Público II: democracia (Atlas, 1999). Organizou, com Catarina H. C. Barbieri, o livro Direito e Interpretação: Racionalidades e Instituições (Saraiva, 2010). Organizou o livro Curso de Filosofia Política (Atlas, 2008). Organizou a Coleção “Filosofia e Teoria do Direito” (Elsevier, 2008-2011).