Direito Administrativo para + Céticos (3ª ed., 2025)

Editora: JusPodivm e Malheiros

Autor: Carlos Ari Sundfeld

 

O livro “Direito Administrativo para + Céticos” (3ª ed., 2025, com 12 capítulos e 390 pág.) corresponde à total reinvenção e atualização do livro “Direito Administrativo para Céticos” (1ª ed., 2012, com 7 cap. e 192 pág.; 2ª ed. 2024, com 13 cap. e 351 pág.).

A tese do autor é que o caráter plural do direito administrativo está sendo sabotado por simplificações, vícios e desvios que contaminaram a doutrina e os aplicadores no Brasil. Para ele, é preciso uma nova postura, comprometida com a realidade jurídica, para revisitar noções como legalidade administrativa, interesse público, regime jurídico-administrativo, controle judicial, constitucionalização do direito administrativo, processo administrativo, princípios, judicialização, entre outros.

O objetivo geral é contribuir para um pensamento sobre o direito administrativo que seja construído em bases não platônicas, para combater o irrealismo, a idealização e a ingenuidade da doutrina no Brasil. O livro dá destaque à nova LINDB – Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, resultante da lei 13.655, de 2018, que se baseou nos diagnósticos e propostas do autor, defendidas nas edições anteriores.