Quem Somos

A Sociedade Brasileira de Direito Público – sbdp é uma entidade científica não governamental e sem fins lucrativos, ativa desde 1993, voltada ao estudo e inovação do direito público. Desde 2015, atua em parceria com o Grupo Público da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV Direito SP). A sbdp realiza cursos, pesquisas e publica conteúdo especializado.

Os cursos promovem debates horizontais entre professores, pesquisadores e estudantes, sobre temas inovadores e polêmicos de direito público. Atualmente, são oferecidos dois:

I) A Escola de Formação Pública (EFp), composta por um programa de iniciação científica e um programa continuado de formação docente. Tem duração anual e acontece desde 1998.

II) O Grupo de Estudos de Direito Administrativo, com duração semestral.

As pesquisas são desenvolvidas pela equipe da sbdp e por seus colaboradores, com apoio de instituições externas. Debruçam-se sobre temas variados de direito público e geram publicações científicas.

O trabalho da sbdp é pautado na combinação de quatro fatores. Primeiro, a não improvisação. Tudo o que fazemos é longa e rigorosamente preparado. Segundo, o aprofundamento. O objetivo de nossas atividades não é apenas passar informações, mas fazer com que as pessoas trabalhem e pensem por si próprias, individualmente ou em conjunto. Terceiro, a liberdade intelectual. Não há vetos a temas, pensamentos ou pessoas. Todos são convidados a se expressar. Quarto, há um incrível grupo de pessoas intensamente dedicadas a cada projeto, sem as quais a instituição não existiria. Elas fazem a sbdp acontecer.

Diretoria

Carlos Ari Sundfeld
presidente

Floriano de Azevedo Marques Neto
vice-presidente

Jacintho Arruda Câmara
vice-presidente

Roberta Alexandr Sundfeld
diretora executiva

Comitê Executivo

Vera Monteiro

João Domingos Liandro

André Rosilho

Yasser Gabriel

Juliana Bonacorsi de Palma

Já integraram a direção da sbdp Carlos Mario Velloso Filho, Cássio Scarpinella Bueno, Marcos Roberto Alexander e Benedicto Porto Neto. Também estiveram em seu comitê executivo Rodrigo Pagani, Guilherme Jardim Jurksaitis, Henrique Motta Pinto, Lucéia Martins Soares e Pedro Paulo Porto Filho.

História da sbdp