Depoimentos

Assista a depoimentos de alunos que passaram pela Escola de Formação Pública

Entrevista no Jornal Prédio 3/Mackenzie, Amanda Navajas, Bruno Grando, Isabella Machado, Júlia Batista e Felipe Natil - EFP/ 2019


YASSER GABRIEL - EFP/ EFp


“Minha visão sobre Direito e sobre produção de conhecimento em geral mudou após a EFp. Hoje, tenho convicção de que o verdadeiro conhecimento não é formado por certezas, mas por dúvidas e questionamentos. “Saber” é ser cético; é desconfiar; é ir você mesmo atrás de respostas. Isso foi a EFp que me ensinou e continua a ensinar.”

Yasser Gabriel
Coordenador do Ciclo de Debates: Direito e Gestão Pública da sbdp
Mestre pela FGV Direito SP

ELISA FERRAZ - EFP/ 2015


LÍVIA GIL GUIMARÃES - EFP/ 2009


“A Escola de Formação Pública é responsável por grande parte da minha formação enquanto pesquisadora e jurista, pois, além de ter me oferecido as bases para a compreensão do significado de pesquisa científica feita com seriedade e ter me influenciado na escolha pela continuidade no estudo e pesquisa na pós-graduação, ela me abriu portas profissionais diversas daquela voltada à vida acadêmica, uma vez que os alunos da EFp já são conhecidos, no mercado, pelo seu excelente desempenho.”

Lívia Gil Guimarães
Mestre pela Universidade de São Paulo

LUCAS COSTA CAETANO - EFP (2015) - EFP/ 2015


CARLOS ARI SUNDFELD - EFP/


“Escola de Formação Pública, um ambiente de desafios, de alegria e de amizades. Correndo riscos, mudando muito e sempre, ela não tem caciques. Ela é dos ex-alunos, que fazem tudo e a reinventam a cada ano. Agora ela está de olho em você.”

Carlos Ari Sundfeld
Fundador da Escola de Formação Pública e Presidente da sbdp

JACINTHO ARRUDA CÂMARA - EFP/


“Ingressar na EFp implica topar o desafio de se expor, de contestar fórmulas dominantes e de ser sistematicamente cobrado. Se o seu espírito for este, aproveite a oportunidade.”

Jacintho Arruda Câmara
Professor da PUC/SP, vice-presidente da sbdp

MAYRA GRAMANI - EFP (2014) - EFP/


JULIANA PALMA - EFP/ 2004


“No final do curso, ganhamos amigos, mudamos nossa visão sobre o Direito – e por que não sobre o mundo? – e somos motivados a continuar na área acadêmica pelos professores únicos que passam por lá.”

Juliana Palma
Professora da FGV Direito SP e da Universidade São Judas Tadeu
Aluna da EFp (2004)

PEDRO MARQUES NETO - EFP/ 2014


GIOVANNA ROTA - EFP/ 2013


CONRADO HÜBNER MENDES - EFP/ 1998


“É difícil superestimar o quanto minhas realizações acadêmicas e meu modo de ser professor foram influenciados por essa experiência tão simples, original e inspiradora. Obra da intuição e do acaso, que ajudaram um aluno perdido no meio da graduação em direito.”

Conrado Hübner Mendes
Professor da Universidade de São Paulo
Aluno da EFp (1998)

MURILO LOPES DE ALMEIDA - EFP/ 2013


PAULO DALLARI - EFP/ 2005


“A metodologia do curso quebra o formalismo dos códigos e das normas e expõe o aluno ao lado humano, ideológico e por vezes errático, controverso e falível do Direito. A dinâmica das reuniões estimula a análise crítica e o questionamento fundamentado pela utilização de dados empíricos e a restrição do argumento de autoridade.”

Paulo Dallari
Ex-diretor do Theatro Municipal de São Paulo
Aluno da EFp (2005)

PEDRO BUCK - EFP/


“A Escola de Formação Pública é um ambiente vocacionado a mudar instituições, culturas, reverter injustiças ou revolucionar o status quo.”

Pedro Buck
Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

LIA BRAGA PESSOA - EFP/ 2012


RAFAEL MAFEI - EFP/


“Um diálogo intelectualmente sofisticado, que exige leituras cuidadosas e posições bem fundamentadas. Debate genuíno, em alto nível, exercitando o falar e o ouvir, num ambiente cooperativo e acolhedor. Monografias de notória qualidade, assim como o sucesso acadêmico e profissional das antigas alunas e dos antigos alunos da SBDP falam por si.”

Rafael Mafei
Professor da Universidade de São Paulo

NIKOLAY HENRIQUE BISPO - EFP/ 2012


SAYLON PESSOA - EFP/ 2010


BRUNA PRETZEL - EFP/ 2007


“É difícil enquadrá-la em qualquer categoria de atividade complementar: É uma iniciação científica coletiva, cujos objetivos são o desenvolvimento da autonomia intelectual e o contraponto de perspectivas diversas. A diversidade entre alunos é uma marca importante da EFp, que pode ser considerada uma escola de todas as escolas.”

Bruna Pretzel
Ex-coordenadora da Escola de Formação Pública
Mestre pela Universidade de São Paulo
Aluna da EFp (2007)

FABIANA GARCIA - EFP/ 2010


ANDRÉ ROSILHO - EFP/ 2005


“Você que cogita ingressar na EFp poderia indagar: “E o que há de positivo em cultivar dúvidas e aprofundar incertezas?” Em resposta, diria o seguinte: acredite, ao final de um ano seus olhos estarão efetivamente abertos e serão capazes de ler o mundo com independência. Sentir-se livre e ser capaz de construir seus próprios caminhos e opiniões. Esse é grande legado da EFp.”

André Rosilho
Professor da FGV Direito SP, Doutor pela Universidade de São Paulo
Aluno da EFp (2007)

AMANDA VALDO - EFP/ 2015


“A Escola de Formação Pública foi sem dúvida a melhor experiência da minha graduação. Ter a possibilidade de discutir diversas decisões do Supremo Tribunal Federal, com um grupo extremamente engajado, e num ambiente no qual você se sente absolutamente confortável para opinar e discutir sem quaisquer receios.”

Amanda Valdo
Graduanda na Universidade de São Paulo
Aluna da EFp (2015)

FERNANDA MASCARENHAS - EFP/ 2014


“A EFp nos torna eternos pesquisadores, independentemente da profissão a ser seguida. Ela desperta o nosso lado crítico e proporciona o melhor ambiente de debate e de pesquisa acadêmica que pude vivenciar ao longo da minha graduação. É um ano de abertura de novos horizontes, propiciando aprendizado de qualidade e novos laços de amizades que nos acompanham mundo afora.”

Fernanda Mascarenhas
Graduada na PUC/SP, ex-monitora da EFp
Aluna da EFp (2014)

MAIKE SANTOS - EFP/ 2014


“Para além do direito público, o projeto pedagógico da Escola de Formação Pública estimula o desenvolvimento de capacidades analíticas valiosas para qualquer profissional de formação jurídica. Não é raro encontrar ex-alunos da EFp nas mais diversas áreas de atuação (tanto dentro quanto fora do direito público). Isso porque ela procura estimular um jeito de pensar que o ensino tradicional não atenta. Sem reverencialismos, lá tudo pode ser remexido.”

Maike Santos
Mestrando na Universidade de São Paulo
Aluno da EFp (2014)

NATÁLIA GODOY - EFP/ 2015


“Você perceberá que “Universo de pesquisa” não é somente aquele conjunto de casos que analisará em seu trabalho, mas mesmo a forma que a EFp atua: sua existência depende de sua expansão. Para novas faculdades, novos alunos. Criando o seu próprio espaço, um novo modo de ver o Direito.”

Graduanda na Universidade de São Paulo, ex-monitora da EFp
Aluna da EFp (2015)

CARLA OSMO - EFP/ 2001


“O importante é saber lidar com questões para as quais os manuais não fornecem respostas prontas. E esta é uma bagagem que o ex-aluno da Escola de Formação Pública traz consigo.”

Carla Osmo
Doutora pela Universidade de São Paulo
Aluna da EFp (2001)

CAROLINA CUTRUPI - EFP/ 2007


“A discussão e análise sistemática da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal proposta viabilizam uma nova visão do estudo do Direito, uma vez que desenvolvemos nosso olhar crítico em um debate plural e fundamentado de questões jurídicas atuais, incipiente no ensino tradicional.”

Carolina Cutrupi
Doutoranda em Administração Pública pela EAESP – FGV
Aluna da EFp (2007)

CLARISSA DE MELO MESQUITA - EFP/ 2003


“A Escola de Formação Pública permitiu me alicerçar os primeiros passos no estudo do direito com a construção do conhecimento, a partir do desenvolvimento não apenas de habilidades teóricas e práticas, como também de habilidades cognitivas, de aprender a aprender, de buscar autonomia intelectual.”

Clarissa de Melo Mesquita
Doutoranda pela Universidade de São Paulo
Aluna da EFp (2003)

DIEGO ROSENHAL COUTINHO - EFP/


“Lá se descobre que o direito é complexo e que é essencialmente controverso quando se trata de interpretar a Constituição. Isso, a meu ver, paradoxalmente torna seu estudo e compreensão mais palpáveis. A aposta é no caso concreto e na discussão informada para construir conhecimento por isso, quase não há aulas expositivas e sim debates com leitura prévia.”

Diego Rosenhal Coutinho
Professor da Universidade de São Paulo
Ex-coordenador da Escola de Formação Pública

GUILHERME FITZGIBBON ALVES PEREIRA - EFP/ 2006


“Como qualquer instituto acadêmico de respeito, a EFp fornece importantes ferramentas de análise e métodos de trabalho que um aluno dedicado aplicará não apenas ao mundo do direito, mas à sua profissão mais tarde, seja ela qual for.”

Guilherme Fitzgibbon Alves Pereira
Diplomata. Mestre pela Universidade de Brasília
Aluno da EFp (2006)

GUILHERME JARDIM JURKSAITIS - EFP/ 2004


“Na Escola de Formação Pública, o objetivo principal é capacitar o estudante a pensar o Direito com autonomia e imparcialidade, de forma crítica, que torne possível encontrar soluções em sintonia com as necessidades e as exigências da sociedade contemporânea. Trata-se do surgimento de uma nova cultura jurídica nacional.”

Guilherme Jardim Jurksaitis
Professor da FGV Direito SP
Doutorando pela Universidade de São Paulo
Aluno da EFp (2004)

MARIANA GRACIOSO BARBOSA - EFP/ EFP/2005


“Aspecto importante trazido pela Escola de Formação Pública, a meu ver, é a possibilidade de construção coletiva. Afinal, em cada sessão de debates sobre acórdãos, pesquisas, monografias e artigos, todos os estudantes eram instigados a participar e expor sua opinião, seu entendimento, suas dúvidas, sem que houvesse certo ou errado. Com isso,construiu-se um ambiente em que o processo de construção participativa, que valorizava a contribuição de cada estudante, era fortalecido a cada aula.”

Mariana Gracioso Barbosa
Mestre pela University of California - Berkeley
Aluna da EFp (2005)

PATRÍCIA PESSOA VALENTE - EFP/ 1999


“Com o fim do curso e o distanciamento histórico necessário, percebo o quão fundamental foi o ano dividido entre ‘angústias’ jurídicas e uma nova visão do direito. Tal processo de aprendizagem é determinante na identificação de pessoas capacitadas para desenvolver raciocínio jurídico independente, quer na área de pesquisa acadêmica, quer como profissional tradicional do direito. Na medida em que novas turmas são formadas, a EF será reconhecida como núcleo de estudantes dotados de autonomia intelectual.”

Patrícia Pessoa Valente
Doutora pela Universidade de São Paulo
Mestre pela London School of Economics and Political Science
Aluna EFp (1999)

RODRIGO PAGANI DE SOUZA - EFP/ 1998-2000


“A sbdp se orgulha de sua contribuição para a valorização da jurisprudência no estudo, ensino e pesquisa do direito no Brasil. Formando pessoas e produzindo conhecimento jurídico de qualidade e até inovador, ela procura dar uma contribuição ao desenvolvimento da cultura jurídica brasileira. Esperamos poder contribuir muito mais. Temos certeza de que você fará a diferença!”

Rodrigo Pagani de Souza
Professor da Universidade de São Paulo
Aluno da EFp (1998-2000)

VICTOR MARCEL PINHEIRO - EFP/ 2006


“As atividades de pesquisador em direito eram e, em larga medida, ainda são cercadas de certo mistério. Considerando a natureza do conhecimento jurídico, o que faz um pesquisador em direito? Abstraindo-se da complexidade desse saber, pode-se afirmar que o profissional de pesquisa em direito é responsável pela criação de conhecimento original que contribui com o desenvolvimento de sua área de estudo. Nesse sentido, a Escola de Formação Pública foi de fundamental importância para o desempenho de minhas atividades como pesquisador.”

Victor Marcel Pinheiro
Professor do Instituto Brasiliense de Direito Público
Mestre pela Universidade de São Paulo
Aluno da EFp (2006)