Ratio Decidendi e Orientação Jurisprudencial na Construção de Súmulas Vinculantes pelo Supremo Tribunal Federal: o caso da súmula vinculante nº 33

Maike Wile dos Santos

Maike Wile dos Santos

Esta monografia investiga o papel da ratio decidendi na construção da súmula vinculante nº 33, editada pelo Supremo Tribunal Federal. Para isso, foram analisadas as decisões elencadas como “reiteradas decisões sobre matéria constitucional”, as decisões citadas nesses julgados, os recursos extraordinários e as reclamações relacionadas a essa súmula. Meu objetivo foi investigar se a Corte se adequou ao requisito “reiteradas decisões”. Como resultado, concluí que a súmula vinculante nº 33 foi aprovada desrespeitando-se esse requisito. Ao deixar de cumpri-lo, a Corte minou a capacidade de orientação do enunciado vinculante, subvertendo o próprio instituto.

QUERO CONTINUAR LENDO
Visão Geral da Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.