A Controvérsia Presente nos Julgamentos do Supremo Tribunal Federal nos Casos de Controle de Preço

Thiago Rodrigues Pereira

Thiago Rodrigues Pereira

Dos diversos temas pertinentes à Ordem Econômica, os relativos aos são sempre os mais ricos e produtivos, isso porque abrem uma maior margem para discussão, além de não fomentarem um conclusão imutável. Sendo assim o trabalho realizado apresenta exatamente esse tipo de problemática, a qual está fundada num conflito de princípios constitucionais. Como tema geral tem-se a intervenção do Estado no Domínio Econômico, de maneira indireta, realizando o controle de preços de bens e serviços, dessa forma será evidenciado os problemas gerados pelo choque da livre iniciativa com a justiça social.

O tema escolhido apresenta grande relevância, já que é resultado de uma sobreposição de princípios constitucionais. Para que ocorra um controle estrito da economia é necessário que o princípio da livre iniciativa seja entendido com menor valoração em relação a um segundo principio, seja ele: defesa do consumidor, justiça social, defesa do meio ambiente, entre outros.

Como será apresentado, a justiça social é o mais forte argumento para se chocar com a livre iniciativa, entretanto os ministros usam esse conceito de forma distinta, possibilitando diversos entendimentos, os quais serão apresentados ao longo do estudo.

QUERO CONTINUAR LENDO
Visão Geral da Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.