A EFp possui três cursos. Nas Oficinas de Jurisprudência, são debatidos temas polêmicos de jurisdição constitucional e políticas públicas, sobretudo a partir de julgados do Supremo Tribunal Federal e Cortes Superiores. Nas Oficinas de Pesquisa, são exercitadas metodologias de pesquisa, aplicadas ao direito. No Laboratório de Pesquisa em Direito Público, são feitas discussões aprofundadas em metodologia que auxiliam os alunos na elaboração de suas monografias sob ponto de vista prático. Os cursos são conduzidos por ex-alunos e colaboradores da EFp na forma de debate, sendo os alunos atuais seus protagonistas.
Os cursos são distribuídos em dois encontros semanais, às quartas e sextas-feiras, pela parte da tarde, e demandam leitura prévia obrigatória. O ano intenso de estudo se encerra com a apresentação de monografia elaborada individualmente pelos alunos, com foco em jurisdição constitucional.
A EFp possui parcerias de conteúdo com diversos programas de pesquisa.
Na FGV Direito SP, com Supremo em Pauta, Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação, Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA), Mestrado Acadêmico e Núcleo Público.
Na Faculdade de Direito da USP, com Departamento de Direito do Estado e Observatório do Controle da Administração Pública.
A conexão da EFp com eles confere a seus alunos a oportunidade de tomar contato com conteúdos e realidades diferentes e de colaborar com projetos de pesquisa mais amplos e coletivos. Gera sinergia entre pesquisadores e pesquisas (individuais e coletivas), contribuindo para tornar a experiência EFp ainda mais instigante e plural.