O STF e a criminalização da homotransfobia: uma análise argumentativa sobre a ADO 26

Felipe Natil Martins Moreira

Felipe Natil Martins Moreira

O presente trabalho tem como objetivo central entender os motivos pelos quais o Supremo Tribunal Federal considerou que condutas homofóbicas deveriam ser punidas criminalmente mesmo sem prévia tipificação específica nesse sentido no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade número 26, julgada conjuntamente com o Mandado de Injunção 4733.
Eu identifiquei os principais argumentos utilizados pelos(as) Ministros(as) para referida criminalização e os apresentei no decorrer deste trabalho, analisando-os comparativamente. Cheguei à conclusão de que os motivos mobilizados pelos(as) Ministros(as) para a referida criminalização são suficientemente amplos para abarcarem outros grupos sociais não identificados pelo Tribunal, inaugurando uma situação de imprevisibilidade jurídica.

QUERO CONTINUAR LENDO
Visão Geral da Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.